Saturday, March 26, 2005

Porque e qual a primeira inconstância??

O que é inconstância perpendicular?
Sobre a inconstância, o dicionário diz:
"Falta de constância."
Bom... muito esclarecedor, realmente né?..rs
Perpendicular sempre me deu a idéia de alguma coisa que tinha que tinha que ser mas não era. Perpendicular é uma reta rebelde!
Entendeu?.....Logo vc vai entender.

Para ilustrar meu primeiro post, segue um poema de Carlos Drummond de Andrade.....tem que começar com um mestre!!
Conheci esse poema apenas por uma frase que achei belíssima.
Fui à cata em livrarias para poder conhecer texto completo.
A frase que amei é a seguinte:
"Eterno é tudo aquilo que vive numa fração de segundo, mas com tamanha intensidade que se petrifica e nenhuma força o resgata"

Agora segue o texto inteiro, de onde foi retirada a frase acima:

"E como ficou chato ser moderno.
agora serei eterno.
Eterno! Eterno!
O Padre Eterno,
a vida eterna,
o fogo eterno.
(Le silence étrene de ces espaces infinis m'effraice.)
- O que é eterno, Yayá Lindinha?
- Ingrato! ó o amor que te tenho.

Eternidade eternite eternaltivamente
eternuávamos
eterníssimo

A cada instante se criam novas categorias do eterno. Eterna é a flor que se fana
se soube florir
é o menino recém-nascido
antes que lhe dêem nome
e lhe comuniquem o sentimento do efêmero
é o gesto de enlaçar e beijar
na visita do amor às almas
eterno é tudo que vive uma fração
de segundo mas com tamanha intensidade que se petrifica
e nenhuma força o resgata
é minha mãe em mim que estou pensando
de tanto que a perdi de não pensá-la
é tudo que passou, porque passou
é tudo que não passa, pois não houve
eternas as palavras, eternos os pensamentos, e passageiras as obras.
Eterno mas até quando? é esse marulho em nós de um mar profundo.
Naufragamos sem praia; e na solidão dos botos afundamos.
É tentação e vertigem; e também a pirueta dos ébrios.
Eternos! Eternos, miseravelmente.
O relógio no pulso é nosso confidente. Mas não quero ser senão eterno.
Que os séculos apodreçam e não reste mais do
que uma essência
ou nem isso.
E que eu desapareça mas fique este chão
varrido onde pousou uma sombra
E que fique a sombra
mas que a precisão
urgente de ser eterno bóie como uma esponja no caos
e entre oceanos de nada gere um ritmo.
PS:(Le silence étrene de ces espaces infinis m'effraice.)
- O que é eterno, Yayá Lindinha?
- Ingrato! É o amor que te tenho.”

O texto foi só para não assustar vcs.....amanhã tem mais!!!!!

bjs

No comments: